quarta-feira, 13 de julho de 2011

Hipertensão Arterial

Definição

Hipertensão Arterial é o aumento da pressão com que o sangue circula pelas artérias do corpo humano. A termo de comparação, pode imaginar um esguicho de molhar jardins, como uma artéria e ao se apertar o mesmo, a água sai com maior força, isso seria a Hipertensão Arterial. Esse aumento da pressão pode danificar os órgãos e tecidos do organismo, além de fazer com que o sangue não possa executar suas funções (levar oxigenio e outros nutrientes e retirar o "lixo", que precisa ser eliminado), como deveria. E ainda, pode romper as artérias mais frágeis, causando hemorragias. Quando isso ocorre nas artérias do cérebro acontece o que se chama Acidente Vascular Cerebral - AVC - hemorrágico (o popular derrame cerebral).
Usando a mesma comparação anterior, pode-se entender que a "pressão alta" pode acontecer por dois motivos: o aumento da pressão da água da torneira (que seria o coração) e diminuição do calibre do esguicho. Esta segunda forma, mais comum, é o aumento da resistência periférica, que faz da Hipertensão Arterial, muito mais uma doença circulatória do que "cardíaca".
Em cerca de 95% dos casos, não é identificada a causa do aumento da pressão arterial e ela é chamada Hipertensão Arterial Essencial. Os outros 5% se dividem em aumento da pressão causado por doenças do coração, dos rins e das glandulas endócrinas (tireóide, suprarrenal, hipófise, etc.).


Diagnóstico médico de hipertensão arterial no Brasil

A frequência de adultos que referem diagnóstico médico de hipertensão arterial variou entre 13,8% em Palmas e 29,2% no Rio de Janeiro. No sexo masculino, as maiores frequências foram observadas no Distrito Federal (28,8%),Belo Horizonte(25,1%), e Recife (23,6%), e as menores em Palmas (14,3%),
Boa Vista (14,6%) e Manaus(15,3%). Entre mulheres, as maiores frequências foram observadas no Rio deJaneiro (33,9%), Porto Alegre (29,5%) e João Pessoa (28,7%) e as menores em Palmas (13,2%), Belém (17,4%) e Distrito Federal (18,1%) .

Tabela 1:Percentual de adultos (≥ 18 anos) que referem diagnóstico médico de hipertensão arterial, por sexo, segundo as capitais dos estados brasileiros e Distrito Federal*. VIGITEL, 2010


Gráfico 1: Percentual de homens (≥ 18 anos) que referem diagnóstico médico de hipertensão arterial segundo as capitais dos estados brasileiros e Distrito Federal. VIGITEL, 2010.


 Gráfico 2: Percentual de mulheres  (≥ 18 anos) que referem diagnóstico médico de hipertensão arterial segundo as capitais dos estados brasileiros e Distrito Federal. VIGITEL, 2010.

Calcule aqui risco cardiovascular


Nenhum comentário:

Postar um comentário