quarta-feira, 13 de julho de 2011

Diabetes

Definição

A diabetes é uma doença crónica que atinge  250 milhões de pessoas em todo o mundo.É caracterizada por níveis elevados de glicose(açúcar) no sangue resultante quer da insuficiência total da hormônio insulina produzida pelo pâncreas quer da alteração da sua função (resistência à insulina).
À quantidade de glicose no sangue chama-se glicemia e quando esta aumenta diz-se que o doente está com hiperglicemia.

Quais são os sintomas da diabetes?







Quem está em risco de ser diabético?

- Homens e mulheres obesos;
- Homens e mulheres com a hipertensão arterial alta ou níveis elevados de colesterol no sangue
- Mulheres que contraíram diabetes gestacional na gravidez
- Pessoas com familiares diretos com diabetes
- Crianças com peso igual ou superior a quatro quilogramas à nascença

Calcule aqui sua glicemia média estimada

Que tipos de diabetes existem?

- Diabetes do tipo 1 (insulino-dependente)

Aparece com maior frequência nas crianças e nos jovens podendo também aparecer em adultos e idosos. É o tipo de diabetes mais raro. Os doentes necessitam de uma terapêutica com insulina para toda a vida, porquê o pâncreas deixa de a produzir.
Os doentes podem ter uma vida saudável, plena e sem grandes limitações, bastando que façam o tratamento prescrito pelo médico correctamente. Esse tratamento engloba três vertentes fundamentais: adopção de uma dieta alimentar adequada, prática regular de exercício físico e o uso da insulina.

- Diabetes do tipo 2 ( diabetes não insulino-dependente)

É a mais frequente ( cerca do 90% dos casos). Este tipo de diabetes aparece normalmente na idade adulta e o seu tratamento, na maioria dos casos, consiste na adopcçaao de uma dieta alimentar, de maneira a normalizar os níveis de açúcar no sangue. Recomenda-se também a actividade física regular.
O tratamento é semelhante ao dos diabetes do tipo 1 mas, devido à menor perigosidade da doença, a maioria das vezes basta que a alimentação seja adequada e que o exercício físico passe a fazer parte da rotina diária.


Diagnóstico médico de diabetes
A frequência de adultos que referem diagnóstico médico prévio de diabetes variou entre 3,9% em Boa Vista e 8,7% no Rio de Janeiro. No sexo masculino, as maiores frequências foram observadas em Goiânia (7,7%), Aracaju (7,0%) e Maceió (6,3%), e as menores em Manaus (3,1%), Boa Vista (3,5%) e Palmas (3,7%). Entre mulheres, o diagnóstico de diabetes foi mais frequente no Rio de Janeiro (11,4%), Cuiabá (8,2%)
e em São Paulo (7,8%) e menos frequente no Distrito Federal (3,9%), Palmas (4,1%) e Boa Vista (4,2%).
Tabela 2: Percentual de adultos (≥ 18 anos) que referem diagnóstico médico de diabetes, por sexo, segundo as capitais dos estados brasileiros e Distrito Federal*. VIGITEL, 2010.



Gráfico 3:Percentual de homens (≥ 18 anos) que referem diagnóstico médico de diabetes segundo as capitais dos estados brasileiros e Distrito Federal. VIGITEL, 2010.

Gráfico 4:Percentual de mulheres  (≥ 18 anos) que referem diagnóstico médico de diabetes segundo as capitais dos estados brasileiros e Distrito Federal. VIGITEL, 2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário